‘Ler o Brasil hoje’ é o tema do V SEDISC

Abertura emocionante destaca os 10 anos de existência do Seminário Discurso, Cultura e Mídia, que, em 2020, tem como temática norteadora “Ler o Brasil Hoje”
A abertura do V SEDISC, nesta quinta-feira, 08/10, contou com a audiência de mais de 150 participantes.


Fonte: Unisul Hoje Por: Bianca Queda e Debbie Noble

O evento deste ano ocorre em um ambiente on-line e irá acontecer entre os dias 08/10 e 26/11, sempre às terças e quintas-feiras, às 17h.

O início dos trabalhos foi conduzido pela Profa. Dra. Nádia Neckel (PPGCL Unisul). Com uma fala pungente, a professora agradeceu a todos que possibilitaram a realização do Seminário neste formato remoto e destacou a potência de nossas redes vivas, a força de produção do povo e a cidadania que compartilha técnicas, práticas e saberes. A abertura trouxe produções audiovisuais que abordaram temáticas como: afeto, união e resistência. Na voz da prof. Dra. Solange Gallo, o SEDISC foi descrito como “um evento organizados por mulheres, seu DNA, uma maternidade”, destacando ainda a irmandade entre as instituições parceiras de organização: a UFRGS e a Unicamp.

A cerimônia de abertura contou ainda com as participações do Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Unisul, Prof. Dr. Fábio Rauen, e do Reitor da Universidade, Prof. Mauri Heerdt, que ressaltaram a grandeza do evento e a importância deste em tempos de pandemia.

Segundo o reitor Mauri “estamos em um mundo grávido de outro mundo, como descrito por Eduardo Galeano”, a fala diz respeito à esperança necessária em meio aos caos gerado pelo COVID-19. Estaríamos gerando um novo lugar, melhor do que temos hoje.

Além disso, as coordenadoras de cada eixo temático apresentaram os simpósios e mesas-redondas, descrevendo um pouco do que será apresentando neles. Suzy Lagazzi (Unicamp) falou sobre o Eixo I, que trata da intersecção de discurso, interpretação e materialidade.

Mónica Zoppi-Fontana (Unicamp) divulgou o eixo II, Discurso, Cultura, Política; o Eixo III, Discurso, Escola, Leituras, foi representado pela Profa. Claudia Pfeiffer (Unicamp); em seguida, Nádia Neckel falou sobre o Eixo IV, que tratará de Corpo e Equívoco. Finalizando a rodada, as professoras Dra. Solange Mittmann (UFRGS) e Dra. Giovanna Flores (Unisul) apresentaram, respectivamente, os eixos V – Discurso, Arquivo, Tecnologia e VI -Discurso, Mídia, Memória.

Após a divulgação dos eixos temáticos, Solange Gallo apresentou o funcionamento da sessão de pôster, destacando a relevância desta sessão ao longo de todas as edições do evento. Segundo Gallo, “é possível conhecer as novas proposições de pesquisa que estão sendo desenvolvidas em Análise do Discurso no País”. Nesta edição, a modalidade conta com podcasts, vídeos e banners produzidos pelos participantes, que poderão ser acessados a partir da próxima terça (13) no site do evento.

Em seguida, a fala da Profa. Dra. Juliana da Silveira (PNPD-Unisul) tratou da sessão de lançamento de obras, que ocorrerá no dia 24 de novembro, sendo lançados dossiês temáticos, livros e produções artísticas. Juliana ressaltou a possibilidade dos participantes ainda se inscreverem para lançar suas obras.

Por fim, a Profa. Dra. Andreia Daltoé apresentou a mesa de encerramento do evento, que contará com as presenças eminentes das professoras Dra. Freda Indursky, cuja fala entitula-se “Janelas do confinamento” e Dra. Maria Cristina Leandro Ferreira, com a comunicação “Querelas do Brasil”.

A cerimônia durou cerca de 70 minutos e levantou questões cruciais que convocam os participantes a pensar o Brasil, a ciência e a Análise do Discurso hoje.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: