Eixo temático III – Programação

DISCURSO, ESCOLA, LEITURAS
Coordenação: Andréia Daltoé (UNISUL) e ClaudiaPfeiffer (UNICAMP)


Nessa linha, procuraremos colocar em discussão, tal como nos propõe o V SEDISC, flagrantes de processos discursivos que vêm sustentando determinados efeitos de sentido estabilizados ou que irrompem em meio ao Brasil de hoje em práticas de ensino, políticas públicas de ensino, provas avaliativas como o ENEM e mesmo em discursos sobre/da escola em diferentes espaços discursivos que se cruzam: os instrumentos linguísticos ou os instrumentos tecnológicos de ensino de forma geral, a mídia, as redes sociais, a propaganda de Estado, os sindicatos (dos professores e das escolas) e as associações (de alunos, de professores, de pais, de universidades públicas e privadas), as manifestações parlamentares, as decisões judiciais, as empresas de venda de tecnologia, as organizações não-governamentais, dentre outros. 

Programação do Eixo Temático:


TRABALHOS DO SIMPÓSIO
Coordenação: Carolina Fernandes e Luciana Vinhas
29/10 – 17h

A escola dissonante: desconstruções, metonímias e o acontecer         
Priscila Cavalcante do Amaral

Análise de discursos sobre a Escola argentina de Barracón por meio de relatos de viagens     
Marilene Aparecida Lemos

Gestos de leitura da BNCC: linguagem, trabalho e escola         
Juciele Dias
Luciana Nogueira

Leituras sobre prisão e liberdade: tensionamentos de sentido no/do sujeito encarcerado     
Juliene da Silva Marques

“Ler o quê? Não tem nada escrito!”: o movimento da teoria na constituição de gestos de leitura do não-verbal na sala de aula      
Flávia Ferreira Santana

Uma escola na aldeia: desafios da aldeia m’bya biguaçu           
William Wollinger Brenuvida

Suplentes:

Suplente 1:
Do presencial ao remoto: efeitos de sentidos sobre o “novo” modelo de ensino Izaildes Cândida de Oliveira Guedes
Neures Batista de Paula Soares

Suplente 2:
O discurso sobre educação de movimentos conservadores no Brasil e na Argentina: sujeitos e instituições
Talita Maria de Souza

TRABALHOS DA SESSÃO DE PÔSTER
Coordenação: Juciele Dias e Luciana Nogueira
Exposição em sala virtual durante todo o evento

A construção de um imaginário de língua para o estado brasileiro em materiais didáticos de língua portuguesa
Rafaela Kessler Kist

A formação do sujeito criança-leitora em tempos de ensino remoto: possibilidades ou incontingências                         
Denise Aparecida de Paulo Ribeiro Leppos

A imposição do silêncio no movimento Escola Sem Partido
Michele Correa Freitas Soares

A instrumentalização do audiovisual na educação a partir da noção de filme educativo
Denise Machado Pinto

A língua que inclui (e) salva (?): Discursos sobre o sujeito surdo e a LIBRAS em práticas missionárias
Karen Hany da Conceição

As condições de produção do fazer docente em tempos de pandemia              
Susane Andrade Rodrigues

As escolas cívico-militares no twitter: notas iniciais de uma pesquisa
Dener Gabriel Ferrari

Autoria com Autonomia: as práticas escolares de escrita no Ensino Médio                      
Michel Luís da Cruz Ramos Leandro

Da análise automática  do discurso ao gesto de interpretação: a construção da noção de leitura                          
Daiane da Silva Delevati

Das informações que são necessárias aos afagos que são imprescindíveis       
Fádia Cristina Monteiro de Oliveira Silva
Judivalda Da Silva Brasil

Discursos racializados sobre a língua: efeitos de sentido em livros didáticos de portuguêsMatheus Oliveira Souza

Discursos racializados sobre a língua: efeitos de sentido nas provas de linguagens, códigos e suas tecnologias do ENEM
Ketie Emilly Santos Neves

Educação não presencial no ensino médio de Santa Catarina: por que Google Classroom?
Debbie Mello Noble
Priscilla Rodrigues Simões

Efeitos sobre a língua em (dis)curso: concepções de língua(gem) na Base Nacional Comum Curricular                             
Thiago Costa

Empoderamento e resistência: funcionamentos discursivos do slam na escola
Valéria de Cássia Silveira Schwuchow
Ezequiel Nunes Pires
Caroline Adriana Mendes Burach

Ensino e Pandemia: uma análise discursiva de normativas do Governo Federal            
Maraisa Lopes
Clevisvaldo Pinheiro Lima

Escolarização do/no espaço de trabalho: sentidos para/sobre educação e tecnologia                
Bruna Caires Delgado

“É aula de inglês ou de português?”: saberes e histórias linguísticas no/para o ensino                             
Wellington Marques da Silveira

Gestos de leitura e escrita de documentário: uma proposta de ensino de língua portuguesa na educação básica                        
Ana Bibianne Boscov Braos
Maristela Cury Sarian

Imaginário sobre leitores na voz de tradutores                              
Cláudia Xavier Faria

Letramentos multimidiáticos e a aula mediada pelas novas tecnologias: múltiplos desafios para a escola pública
Josiani Kely Milesk
Luciane de Paula

Nas janelas do discurso, a inquietude dos sentidos…                 
Marilane Mendes Cascaes da Rosa

O discurso sobre o ensino presencial em tempos de pandemia: “porque esse é um problema econômico também e não só de educação”                   
Giovani Forgiarini Aiub

O ensino remoto como instância discursiva constituída pelo equívoco                             
Rafaella Elisa Santos Rolim Miranda Brito

Por que espanhol? O imaginário de língua espanhola no discurso de professores e alunos de Pelotas-RS e Jaguarão-RS                         
Luisa da Silva Hidalgo

Relação sujeito/língua nos processos de ensino/aprendizagem                           
Aline dos Santos Oliveira

Saúde, discurso, linguagem (sadil): um gesto na extensão universitária           
Lucas Rodrigo Batista Leite
Cássia Maria Carraco Palos
Lidiane Avila

Subjetividade, escrita e escola: o discurso de sujeitos-alunos do 5º ano da Educação Básica  
Noilma Alves Martins

Violência no Namoro: um recorte sob o olhar da Análise de Discurso                 
Christina Barbosa Guimarães Ferreira

“Volta às aulas”, entre o humor e o absurdo: discursos sobre a escola em tempos de pandemia
Thaís de Araujo da Costa

%d blogueiros gostam disto: