DISCURSO, CORPO, EQUÍVOCO
Coordenação: Nádia Régia Maffi Neckel (UNISUL)
Sejam quais forem os modos de ler o Brasil hoje sempre será inerente a esta leitura a equivocidade. Assim, se por um lado buscamos um modo de ler nosso país nos dias atuais, por outro lado, nos perguntamos sobre como tais modo de leitura marcam nossos corpos? Como os acontecimentos atuais sobre determinam nossos corpos? Corpos-linguagem que sofrem os efeitos deste nosso Brasil hoje, sobretudo os corpos negros, os corpos LGBTQI +, os corpos mulheres, os corpos favela…
Por isso mesmo, o gesto de leitura do Brasil hoje é tão importante e necessário. Tomamos no eixo “Discurso-Corpo e equívoco os gestos de leitura como gestos, “atos no nível simbólico”, como propôs Pêcheux. Atos que se dão pela via da resistência. Nos tempos de nosso Brasil atual, a arte e o pensar intelectual precisam cumprir seu papel político, seu papel de re-existência, empreitada incontornável dos corpos em sua equivocidade.
Programação do Eixo Temático:
TRABALHOS DO SIMPÓSIO
Coordenação: Mariana Cestari e Ramayana Lira
05/11 = 17h
No Banzeiro dos sentidos: o discurso evangélico fundamentalista e a homoafetividade
Luiz Carlos Martins
Afirmação de gênero como conversão de sexualidade: pensando a equivocidade nas alterações corporais
Beatriz Pagliarini Bagagli
Dos equívocos da cisnormatividade à resistência dos/sobre corpos trans, um objeto paradoxal
André Cavalcante
A corpografia da dor como ins(es)crituração subjetiva
Aline Bedin Jordão
Negro Bonifácio, os sentidos discursivos da baranquitude sobre corpos negros
Everton Rogério da Silva Corrêa
Luta por quem?
Isaac Costa
Suplentes:
Suplente 1:
Quando a ausência se faz presença: o (funcionamento do) corpo em intervenções artísticas na pandemia
Bruno Arnold Pesch
Suplente 2:
A significação dos corpos estrangeiros no Brasil hoje
Camila Borges dos Anjos
TRABALHOS DA SESSÃO DE PÔSTER
Coordenação: Débora Massmann, Dilma Juliano e Juliana da Silveira
Exposição em sala virtual durante todo o evento
A (des)construção de uma posição-sujeito presidenta pela mídia
Carolina Leoni Fagundes
A equivocidade nos sentidos do corpo gordo
Nadiége do Socorro Anselmo Nobre Melo
A resistência do corpo como discurso
Anderson de Almeida Santos
As Confissões de Leontina: da ausência identitária à estratificação do corpo patriarcal
Elizangela Ataíde de Souza Morais
“Brincar é coisa séria”: a medicalização, a brincadeira e o corpo brincante no documentário Tarja Branca
Rita Gabriela Moreira Gomes
Aline Fernandes de Azevedo Bocchi
Cartas de despedidas: o Corpo, o (des)espaço e o(O)utro
Patricia Aparecida da SIlva
Corpo e rua: movimentos e(m) tensão
Thaís Zorzela
Discurso e corpo: as marcas do bullying em sujeitos do ensino médio
Thaís Silva Marinheiro de Paula
Identificações de gênero e o neoliberalismo: a mulher no discurso empresarial
Raquel Noronha
Investigações sobre o vínculo entre violência e humor na reprodução da violência de gênero
Bruna Vitória Tejada
Memórias de mulheres mortas pelo covid-19: o luto como ato político na arte
Emily Smaha da Silva
Menino 23: língua e testemunho no acontecimento de infâncias roubadas
Gustavo Kirchner Ferreira
Mulheres muçulmanas em Foz do Iguaçu: preconceito e seus efeitos
Fernanda Pereira
“Mujeres echa pa’lante”: sentidos de e sobre mulheres venezuelanas refugiadas no Brasil
Sabrina Sant’Anna Rizental
O ‘dizer’ do corpo na performance através da análise do discurso
Lucélia Gonçalves da Silva
Cristina Zanella Rodrigues
O corpo e as indistinções de sentido na pandemia
Mariana Garcia de Castro Alves
O Corpo-imagem da mulher negra brasileira na perspectiva das diretoras dos filmes: KBela, Praça Paris e A Boneca e o Silêncio
Débora Grezele Espit
Os efeitos de sentidos do corpo negro feminino: no anúncio de lingerie da Duloren na favela
Eliane Mosquezi
“Punheta guiada: MC Melody (PT1)”: o corpo infantil hipersexualizado e a naturalização do discurso da pedofilia virtual
Ana Beatriz Silva Brandão de Souza
Valesca Soares Consolaro
Sujeito e sentido no borbulhar fílmico: o discurso cinematográfico no/do espaço urbano
Junior Laurentino
Um olhar para o feminicídio no cinema e audiovisual brasileiro
Ariane Costa Derner